Home » , » O Mundo Imortal

O Mundo Imortal

Redação Por Duran | 04/03/2017

Recentemente comecei a ver uma série chamada Torchwood (um spin-off de Doctor Who) e um dos temas abordados na série é a imortalidade, mas não a imortalidade de um simples personagem e sim como seria a imortalidade em escala global e aí fica a dúvida: Um mundo de imortais seria bom ou ruim?


A verdade é que o mundo entraria em colapso se todo mundo pudesse ser imortal. A ONU estima que 102 pessoas morram por minuto, enquanto nascem 180 no mesmo ritmo (informações retiradas de rápidas pesquisas no Google). Com isso nós já temos vários problemas, como miséria, desemprego e trânsito, agora imagine se as pessoas parassem de morrer, a população aumentaria em um ritmo bem maior, aumentando também a nossa quantidade de problemas.

No paragrafo acima, eu só citei a melhor das hipóteses de um mundo imortal com a estrutura que temos hoje, um mundo onde os imortais também fossem invulneráveis, de forma que não ficassem doentes ou se ferissem. Agora vamos pensar se as pessoas apenas parassem de morrer, mas seus organismos continuassem trabalhando da mesma forma, gerando milhares de pessoas doentes (embora imortais) que encheriam os hospitais e espalhariam mais as doenças.

A grande questão é: O que deveria ser feito nesse segundo caso? Como a sociedade deveria proceder? Deixar os recursos se acabarem até que o mundo se torne algo parecido com os filmes da franquia Mad Max? Proibir as pessoas de se reproduzirem de forma que o crescimento da população seja freado? Descobrir um novo jeito de fazer com que as pessoas morram?

O que seria feito com as pessoas que apesar de vivas, estariam em um eterno estado vegetativo (que só pioraria)? Como acabar com o sofrimento de alguém que simplesmente não morre? Em algum ponto perderíamos a nossa humanidade a ponto de cremar pessoas que ainda respiram? São tantos questionamentos que eu não saberia responder.

Acredito que o NTI tenta dizer em sua postagem sobre teletransporte a mesma coisa que estou tentando dizer aqui. Muitas vezes nós fantasiamos com coisas aparentemente impossíveis, desejando que fossem verdade, mas quantas vezes nós paramos para pensar nos problemas que imortalidade ou o teletransporte poderiam causar? Quantas vezes nós paramos para pensar nos problemas que nossos desejos causariam se eles fossem realizados? A resposta normalmente é: Nunca.
SHARE